PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL

PROJETOS
TRABALHOS

G-Óleo

O Núcleo de Estudos em Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biocombustíveis (G-Óleo) idealizado pelos professores Antônio Carlos Fraga do Departamento de Agricultura e Pedro Castro Neto do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, desde 2006 promove a produção científica e a realiza eventos acadêmicos voltados a estudantes, pesquisadores e empreendedores que atuam nas diversas etapas da cadeia produtiva do biodiesel transferindo ao produtor rural por meio de eventos de extensão, onde inovações da pesquisa e indústria são levadas e apresentadas à comunidade.

A diversidade das áreas de atuação do grupo torna os projetos amplamente diversificados, englobando atividades em fitotecnia, química, projetos e manutenção de máquinas agrícolas e industriais, gerência e tecnologia de informação, administração, extração e purificação de óleos e gorduras, gestão de coprodutos e resíduos, todas associadas à produção científica visando inovação para a indústria e melhoria na produção rural.

As instalações estão localizadas no campus da Universidade Federal de Lavras, no Laboratório de Pesquisas em Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

Contato: (35) 3829 5295

A Olea

Fundada em 2011, a Olea é uma empresa incubada que atua principalmente na área de biotecnologia e agronegócio. Com a missão de oferecer ao mercado ésteres de ácidos graxos customizados e inovadores, produzidos a partir de matérias primas graxas residuais e de óleo virgem de mamona, de qualidade e respeito ambiental para a produção de diversos bioprodutos. Além disso, faz parte da coordenação técnica científica do Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel em parceria com outros órgãos, e participa também de outros projetos ligados a C,T&I.