PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL


PÁGINA INICIAL
QUEM SOMOS
EVENTOS
LABORATÓRIOS
PARCEIROS
PROJETOS
TRABALHOS
 
Laboratórios

O Laboratório de Pesquisas em Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, localizado no campus da Universidade Federal de Lavras, pode ser considerado uma plataforma de pesquisas energéticas, atuando particularmente na cadeia produtiva do biodiesel, com foco nas pesquisas relacionadas a matérias primas para produção de Biodiesel. Conta com os seguintes setores:

Setor de produção

O setor de produção de óleos e biodiesel foi desenvolvido com o intuito de ser uma usina piloto com capacidade para extração e purificação de óleos, advindos de diferentes matérias primas graxas, tais como, sementes oleaginosas, gorduras e óleos e gorduras residuais. A unidade é composta por máquinas de produção em escala experimental de médio porte, com prensas de capacidade de até 500 litros de óleo por hora e reatores capazes de produzir até 500 litros de biodiesel por batelada. A unidade tem seu maquinário disposto em sistema de linhas de produção sequencial, contendo as linhas de descascamento, extração de óleos, processamento de material animal, purificação de óleos e gorduras e produção de biodiesel.

A linha de produção de biodiesel é composta por duas torres de reação, uma de transesterificação com 6 metros de altura e outra de hidroesterificação com 13,5 metros de altura. Preocupando-se com a geração mínima de resíduos, o material gerado pela produção é encaminhado para o setor de coprodutos para transformação e posterior aproveitamento.


Setor de coprodutos

O Laboratório de pesquisas em plantas oleaginosas, óleos, gorduras e biodiesel, tem como missão a mínima produção de resíduos e por isso conta com um setor especializado em transformação de coprodutos, para seu total aproveitamento, gerando resíduo zero e recebendo resíduos orgânicos produzidos em outros setores da Universidade..

Os resíduos da produção (tortas, farinhas e borras) são formados por cascas e resíduos vegetais que constituem em materiais ricos em nutrientes que podem ser destinados à produção de ração animal e bioprodutos para nutrição vegetal.

O setor de coprodutos é equipado com maquinário completo para fabricação de ração seguindo o padrão de linha sequencial de produção também usado no setor de produção. Conta-se também com equipamentos voltados para produção e processamento de fertilizantes orgânicos.


Setor de Óleos e Gorduras Residuais

No laboratório há um projeto intitulado Recicla Óleo que atua junto aos estabelecimentos gastronômicos do município de Lavras no recolhimento de óleos e gorduras residuais.

Os estabelecimentos comercias nos quais as coletas são realizadas recebem um vasilhame onde é armazenado o óleo/gordura usada de fritura e após o recolhimento das bombas cheias, novos vasilhames limpos são deixados no local. Em caso de grandes volumes de óleo (maior de 1.000 litros), são aplicadas outras medidas de coleta. As coletas são feitas em rotas pré-determinadas ou, quando há maior necessidade, ocorre o agendamento por telefone ou e-mail.

Todo o óleo coletado é armazenado e posteriormente tratado. Os resíduos sólidos (farinhas, resto de alimentos) são separados e armazenados, para serem futuramente destinados a produção de compostos orgânicos.

O óleo de cozinha é reaproveitado de várias maneiras, como em pesquisas para produção e aprimoramento de sabão em barra, detergentes, e principalmente para a produção de biodiesel.

O sistema de capacitação, controle e tratamento do óleo de cozinha adotado não só contribui para diminuir a quantidade de óleo de cozinha destinado normalmente para as redes de esgotos, mas também reduz sensivelmente o descarte final de resíduos sólidos em aterros sanitários dos municípios envolvidos.

Para mais informações: reciclaoleo@ufla.br


Setor de Eletrônica e Instrumentação

O Laboratório atua nas áreas de tecnologia da Informação, com gerência de servidores e rede e desenvolvimento web; aquisição de dados e instrumentação em pesquisas; sensoriamento e automação dos diferentes setores no laboratório com projetos de controle e automatização.

As instalações contam com todo equipamento de ponta necessário para realização dos projetos desenvolvidos pelo grupo e seus membros, aumentando o número de pesquisas desenvolvidas, com foco na produção técnico-cientifica e inovações na área.


Setor de Química

O setor atende toda a estrutura na demanda por pesquisas e metodologias na produção de óleos, gorduras e biodiesel. O laboratório além de ser projetado visando a segurança e praticidade de todos os seus usuários conta também com um sistema de resíduo zero, com a transformação de resíduos em novos produtos. Afim de atender todas as necessidades para a avaliação de óleos, sementes, biodiesel e coprodutos, o laboratório tem infraestrutura necessária para facilitar seu funcionamento permitindo assim maior eficiência e rapidez.


Setor de Protótipos

O setor atua no desenvolvimento, aperfeiçoamento e ensaios de maquinas e equipamentos desde o início da produção agrícola, passando pelo beneficiamento de grãos, extração de óleos, produção de biodiesel e outros produtos até o armazenamento do produto final. O Laboratório tem infraestrutura completa para o desenvolvimento de pesquisas nas diferentes áreas da cadeia produtiva do biodiesel.


Setor de Fitotecnia

O setor de fitotecnia tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas inovadoras na produção desde o plantio até o processamento pós-colheita de matérias primas de qualidade para produção de óleos. Também é responsável pelos trabalhos ligados a nutrição vegetal com bioprodutos desenvolvidos a partir de coprodutos.


Colaboradores

Contamos também com colaboradores diversos, tais como, "ex-alunos", profissionais envolvidos na cadeia produtiva, empresas e instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais, que contribuem de alguma forma para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas ligadas a cadeia produtiva do biodiesel.